/

Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

eletrorretinografia

O exame de eletrorretinografia é um exame que avalia a função elétrica da retina. Ele é utilizado para diagnóstico de doenças de retina, e para avaliação da função retiniana geral antes da cirurgia de catarata. Para algumas doenças, o ERG estabelece diagnóstico mais cedo que a oftalmoscopia ou o exame comportamental, e até mesmo caracteriza a função de tipos celulares específicos da retina.

 

Utiliza-se um eletrodo em lente de contato, o qual é referendado a um eletrodo agulha inserido subcutaneamente posterior ao canto lateral do olho, e um eletrodo agulha inserido subcutaneamente na região ocipital.

 

Para realização do exame é necessária sedação e se o animal não for colaborativo, também anestesia geral, e isso deve ser autorizado pelo proprietário previamente ao exame, pois o mesmo não pode ser interrompido.

 

Inicia-se o exame em ambiente silencioso em black-out total, por 20 minutos. Durante esse período é instilado colírio midriático e anestésico para colocação da lente de contato. O estimulo é totalmente indolor pois é luminoso, é um flash estroboscópico branco acionado através de uma campânula posicionada a frente do eletrodo de lente de contato. Nessa fase é avaliado os bastonetes (células da retina responsáveis pela visão em preto e branco). Esse estímulo luminoso é transformado pelo aparelho em ondas elétricas, decodificadas por um software. O período de decodificação varia de 40 minutos a 1 hora, em média, dependendo da colaboração do paciente.

 

Após esse período, inicia-se o exame em sala clara. Aguarda-se 10 minutos e são realizados os mesmos procedimentos anteriores. Na fase do claro, avalia-se os cones (células responsáveis pela visão diurna – colorida).

 

Feito o exame, realizamos a interpretação e confecção do laudo.