/

Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

OLHAR SEM VER

A história da inesquecível Benta…

 

Uma lição de vida e amor.

 

Amor de toda comunidade de Ilhabela por um animal vítima de maus tratos.

"Nós fizemos parte dessa história… uma história que jamais será esquecida.

História de um povo lutador, que luta por justiça, que ama o que faz, que acredita nos sonhos, sonho de um mundo melhor, sem violência, sem abandono.

Cada um nos deixou marcas…"

A cadela, Benta, santa, apesar de todo o sofrimento vivido, sofrimento calado, é dócil, meiga, é frágil, e hoje feliz a enxergar sua nova cuidadora, a enxergar a vida boa de carinho e segurança.

 

Pessoas de garra, que lutaram para unir uma comunidade em busca justiça, em busca de paz.

Em agradecimento ao retorno da visão da Benta, o que mais lindo poderiam fazer, foi feito: a doação de cabelos ao GACC (Grupo de Apoio a Criança com Câncer — São José dos Campos).

 

Eles nos agradeceram, mas nós é que devemos agradecer por termos tido a oportunidade de

conhecer pessoas tão especiais!

 

Que Deus os abençoe e os Anjos de Deus sejam poderosos e numerosos aos seus redores,

afastando todo o mal de seus caminhos.

SEGUE O DIÁRIO DA BENTA

Publicado em redes sociais e autorizado para ser publicado neste site.

 

Após várias denúncias por munícipes de Ilhabela, de agressões a uma cadela Rottweiler, em casa de alto padrão financeiro, a Associação Protetora de Animais de Ilhabela (Apailha) e voluntários, amparados por Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Promotores de Justiça e pelo Ministério Público fizeram o resgate da Benta.

A cadela Rottweiler, dócil, foi agredida com violentos e frequentes golpes na cabeça, por várias vezes e vários meses, até traumatizar dentes e provocar cegueira…

 

Deixá-la com um olhar sem ver…

 

Ela apresentava cicatrizes nas pernas, nas orelhas, no focinho, nas pálpebras.

Álvaro Bahamondes, o artista

Fizeram uma suposição de despesas para a cirurgia de catarata do animal e para levantar o montante o artista plástico Álvaro Bahamondes, grande escultor de animais em extinção em sucatas de ferro, colaborador ativo e companheiro da APAILHA (Associação Protetora dos Animais de Ilhabela), fez a doação de uma de suas esculturas (o Peixe Frade), presente em uma das praças da cidade de Ilhabela.

A escultura

A escultura do Peixe Frade foi produzida com sucatas de ferro entre peças de automóveis, bicicletas, ferramentas quebradas e pedaços de chapas, tendo aproximadamente 70 kg com a base, sua dimensão é de 1.50 X 1.20m.

 

Com essa doação foi feita uma Rifa e vendida em toda cidade com intenção de pagar as custas do tratamento ocular.

"A comunidade se uniu

Amigos, dependemos uns dos outros para realizarmos sonhos…  pois somos responsáveis por aquilo que cativamos…  Essa cadela é muito especial. Gostaria que todos pudessem conhecê-la!"

Em março, o animal foi consultado e comprovado a catarata madura nos dois olhos. Foram feitos exames clínicos, ultrassonografia ocular e eletrorretinografia.

A eletrorretinografia demonstrou alteração em bastonetes, ou seja, o animal já apresentava início de degeneração retiniana.

 

Foi então proposto um abaixo-assinado, e as pessoas que haviam comprado a rifa para custear a cirurgia assinaram concordando em fazer a cirurgia, apesar do início da alteração retiniana.

 

A decisão foi unânime: «Faremos a cirurgia pois mesmo que enxergue pouco, e por pouco tempo, será o suficiente para ela se adaptar ao novo lar e conhecer o rosto dos novos cuidadores».

”Não está sendo fácil pra ninguém… por muito tempo fui forçada a aprender que só poderia fazer coco e xixi num só lugar e caso não obedecesse levava uma surra… hoje só quando volto pra casa (depois de 8-9horas) que consigo fazer essas necessidades… às vezes fico com a barriga muito inchada de tanto xixi, mas não consigo ainda me libertar desses medos… aí quando chego ao meu novo cantinho, relaxo… Estou tomando os florais da querida Silvana Santos que sempre vende docinhos pra poder ajudar nas causas animais.… Assim, conheci várias pessoas, anjos de duas patas que me dão esperança para que pelo menos eu tenha um pouco de visão… talvez por pouco tempo… mas sei que poderei ver um pouco os seus sorrisos… um pouco que já é bastante para eu poder me adaptar no novo lar! Em breve, por certo dia 6 de maio ás 19 horas, farão o grande sorteio da escultura do Peixe Frade do amigo Alvaro Bahamondes Desde já agradeço a todos que participaram, que se indignaram e que irão contar essa minha história por muito tempo.… por tudo o que tens feito, por tudo o que vais fazer, por tuas promessas e tudo o que ès, eu quero te agradecer com todo o meu ser! Te agradeço, meu Senhor”

Dia 12 de maio foi o dia da cirurgia de catarata!

Toda equipe da oftalmobricci, foi envolvida para a cirurgia

 

  • Dra. Luciana Mobricci
  • Dra. Ligia Pelosini
  • Dr. Ricardo Guzman
  • Dra. Daniela Cremonini
  • Dra. Guadalupe Sereno

A cirurgia foi um sucesso

Foi feito facoemulsificação bilateral para extração da catarata, com implante de lente intraocular.

A Recuperação de Benta

A cada dia que passava, ela ia demonstrando estar enxergando melhor! E todos os testes que eram feitos ela se superava.

Dia 19 de maio

“POSSO VER!!!!!!!

 

Hoje vi os sorrisos das médicas veterinárias Dra Luciana e Dra Ligia!!!!

 

Após os testes de reflexo à luz e de obstáculos elas não pararam de sorrir!!! Ainda ficarei mais uns dias em São José, mas na semana que vem espero a sua visita! Obrigada a todos por acreditarem e torcerem.

 

Agora posso Olhar e Ver!!!!!!!!”

Dia 10 de junho

“Completei um mês de cirurgia e vejo tudo!!! Muito obrigada a todos!!!

 

Só foi possível porque cada um de vocês existem e estiveram presente nos momentos desta aventura!!!

 

Com esperança e amor conseguimos!!!!”

Ao final do tratamento, Benta surpreendeu a todos, pois foram feitos testes de visão, e ela demonstrou enxergar tanto no claro quanto no escuro, apesar do início da alteração retiniana de bastonetes.

Foram então realizadas imagens de fundo de olho (Clearview), e constatado a presença de vasos retinianos. Acreditamos que se tudo deu certo era porque essa história tinha um propósito maior.

 

Talvez Deus, em sua infinita misericórdia seja o único que saiba a resposta. Mas enfim, hoje ela enxerga bem, não sabemos por quanto tempo, mas o que a medicina veterinária pode fazer para prolongar esse tempo de visão está sendo feito, com orientação médico-veterinária mas principalmente com muito carinho e cuidado por suas cuidadoras.

vídeo de recuperação da benta

depoimentos

Dra. Olga Loureiro

 

”Promessa cumprida!!!! Doei meu cabelo cortado para o GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) que precisam de 7 cortes de cabelo de 15 cm cada (menos de um palmo) para confeccionarem um peruca para uma criança.….o nosso cabelo ainda pode crescer, os deles talvez.…. Quem puder, doe!!!! E conheçam o GACC!!!”

Salete

 

”Já deu tudo certo, já deu tudo certo! Obrigada meu, nosso Deus! Pode se dizer que foi uma benção poderosa na vida da Benta e de todos que estavam com ela nessa caminhada; de querer transformar um destino que foi alterado pelas mãos de um predador. É possível quando as intenções são conscientes e verdadeiras. A Benta não é mais cega, está mais calma, menos apavorada com os reflexos tenebrosos de seu passado, e tomando os florais que a nossa voluntária Silvana prepara com todo carinho p/ ela, está cheia de mimos.”

Lembre-se

 

"Uma cirurgia quando se trata de visão não basta ter o dinheiro p/ fazê-la, tem que ter um grande envolvimento e dedicação da pessoa que está se propondo a este trabalho, pós-operatório, que é intenso, 4 colírios a cada 1 hora, limpeza total do local e muito amor."