Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

OS CÃES DIABÉTICOS PODEM LEVAR UMA VIDA SAUDÁVEL

O que é preciso ser feito para cães diabéticos levarem uma vida saudável?

É necessário acompanhamento com clínico geral e/ou endocrinologista, dieta adequada, exercícios físicos regulares, controle de glicemia além, claro, de aplicar insulina diariamente.

Esses cães parecem desenvolver menos complicações de longo prazo do que os humanos diabéticos. Obter controle ideal da concentração de glicose sanguínea ajuda a prevenir as complicações a longo prazo do diabetes mellitus. Uma dessas complicações é a catarata!

Sabe-se que 75% dos cães diabéticos pode desenvolver catarata em ambos os olhos após cerca de 9 meses do diagnóstico de diabetes.

A catarata é observada muito mais comumente em casos de diabetes canino do que no diabetes felino. Excesso de glicose presente no cristalino dos olhos devido à hiperglicemia é convertido em sorbitol, o que provoca um aumento do influxo de água no cristalino. O aumento da água provoca uma quebra das fibras da lente e ruptura da estrutura normal. As lentes tornam-se turvas, resultando em perda de visão, geralmente em ambos os olhos.

Qual o tratamento para animais com catarata?

O tratamento é a remoção cirúrgica, sendo a técnica utilizada a mesma do ser humano: a facoemulsificação. Mas é aconselhável realizar a cirurgia após controle bem sucedido da glicemia do cão diabético por, pelo menos, 3 meses. Os cães diabéticos tem alta taxa de sucesso após a cirurgia de catarata.

Se não for tratada, a catarata pode causar inflamação intraocular, que prejudica os olhos, podendo causar dor e glaucoma (aumento da pressão intra-ocular), e dependendo da gravidade dessa inflamação, pode ser um impeditivo para a realização da cirurgia. Por isso é importante o acompanhamento com oftalmologista desde o diagnóstico da diabetes, antes mesmo do aparecimento da catarata. E quando houver o aparecimento da catarata, o animal deve ser examinado por um oftalmologista o mais rápido possível

Quais exames são necessários realizar antes da cirurgia?

Realizamos a ultrassonogria ocular e o exame de eletrorretinografia para descartar alterações retininanas como a retinopatia diabética e degenerações de retina. Este exame é mandatório na decisão de se operar ou não a catarata, pois animais com alterações de retina graves não voltarão a enxergar após a extração da catarata.

As cataratas diabéticas desenvolvem muito rapidamente, às vezes de um dia para o outro! E nesses casos, quando a catarata causa cegueira rápida, o animal precisará de muito carinho e cuidados para se adaptar a perda da visão até que esteja com a glicemia controlada e possa ser submetido à cirurgia.

Na maioria dos cães, eles se adaptam bem e rápido, e logo vão evitando a colisão com os móveis da casa, vão usando o olfato e a audição com auxiliares na locomoção, e nos dão uma lição de vida  - continuam felizes mesmo num momento tão difícil de suas vidas! Mas poder proporcionar o retorno da visão, e melhorar a qualidade de suas vidas é a nossa maior alegria! Depoimentos de proprietários, nos mostram que esses animais tornam-se mais ativos e toda a família se alegra!