/

Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

BLOG

Cães idosos com deficiência visual e surdez: como ajudá-los?

Sabemos que os animais que fazem acompanhamento anual com oftalmologista têm baixas chances de chegarem a idade avançada cegos, pois são diagnosticadas várias enfermidades precocemente, o que garante alto percentual de cura.

 

No entanto, até hoje é muito comum os animais idosos terem problemas visuais negligenciados ou muito avançados e apresentarem cegueira.

 

A audição, com o avançar da idade também se deteriora, por calcificação dos ossículos do ouvido médio, e o animal terá então a perda de dois sentidos, restando apenas o paladar, tato e principalmente o olfato.

 

É através do olfato a maneira mais significativa que eles irão interagir com o mundo. Farejando eles saberão onde estão as coisas, e o que elas são!!!

 

Sabemos que o toque é importante, mas em muitos casos, a vibração pode ser tão valiosa quanto.

 

Algumas dicas são valiosas nesse momento, por exemplo, existem coleiras de vibração, que podem substituir palavras que você usou para treiná-lo como «fica», «não», e assim por diante.

 

Além disso, você pode criar um «caminho de farejar», colocando difusores ou purificadores de ar com diferentes aromas em cada quarto, para dar identidade úmida para diferentes áreas da casa. O uso de tapetes com texturas diferentes também demarca os locais da casa para ele.

 

Outra dica é limitar seu espaço — Para ajuda-lo a encontrar as coisas que ele precisa, criar um espaço para ele em sua casa e nesse local, nada deve ser mudado de lugar, inclusive os seus pratos de comida e água, cama ou outro lugar para descansar com os brinquedos favoritos.

 

E segurança em primeiro lugar, se você tem escadas em sua casa, colocar uma porta como aquelas para evitar a passagem de bebês, é bem interessante. A mesma deve ser usada para bloquear piscinas.

 

O uso de coleiras para passear também é imprescindível. Além disso, uso de um tag ou bandana de identificação, avisando que o cão tem necessidades especiais, com seu telefone também é importante caso o perca ou fuja.

Veja o artigo: Preparando a casa para um cão com deficiência visual