/

Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

BLOG

Preparando a casa para um cão com deficiência visual

Quanto às casas com piscinas, é prudente cercar ou cobri-las pois caso o animal acidentalmente caia, pode cansar de nadar e se não encontrar a borda, pode vir a óbito por afogamento.

 

Deixar os móveis nos mesmos lugares assim como a cama, água e comida, vai facilitar a adaptação do animal pois ele vai reconhecer os lugares e marcar para retornar sempre que necessário.

 

Se o cão estiver com muita dificuldade para se locomover, o uso de coleiras especiais construídas com um aro e arreios pode ser útil. O aro gira em torno da frente da cabeça e vai deixar o cão saber quando ele está prestes a se chocar com um obstáculo para que possa se virar e evitar a colisão. E permite comer, beber água, deitar, sentar.

Infelizmente alguns animais ficam cegos, por muitos motivos, desde doenças genéticas irreversíveis, glaucomas crônicos, maus tratos, atraso no tratamento oftálmico, pós perfurações corneanas… E como será a adaptação desse animal em novas condições de vida?

 

Animais com perda de visão progressiva se adaptam mais facilmente ao ambiente pois a perda da visão geralmente é lenta. Mas isso é mais difícil quando a doença ocular causa uma perda de visão súbita, e nesses casos algumas dicas são muito úteis!

 

Lembrando que os cães com deficiência visual usam sentidos como olfato, tato, audição – que ficam mais apurados com a perda de visão, usar marcadores de cheiro ou tapetes com diferentes texturas podem auxiliar para marcar portas ou obstáculos que o cão poderia se chocar. Até que o animal esteja adaptado, bloquear passagem em escadas, sacadas ou mezaninos,  pode ser prudente ara aumentar a segurança.