/

Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

BLOG

Animais de estimação cegos têm uma vida feliz?

Felizmente a maioria das doenças oculares são tratadas com sucesso com medicamentos ou cirurgia. No entanto, em alguns casos, a visão é perdida irreversivelmente.

 

Atrofia progressiva da retina, por exemplo, é uma doença genética que evolui para cegueira permanente, e não há tratamento.

 

Embora haja certamente algumas coisas que eles podem ser incapazes de fazer, a maioria das atividades que são importantes para nossos animais de estimação são ainda possíveis.

 

Um cão ou gato cego provavelmente vai se comportar normalmente em sua própria casa, e sua deficiencia muitas vezes nem é notada por estranhos.

Os animais que perdem a visão gradualmente parecem adaptar-se melhor do que aqueles que perdem a visão rapidamente.

 

Em ambos os casos, com um pouco de paciência e amor, eles vão se adaptando e nos dão uma liçao de vida.

 

Para nós, a cegueira significaria uma incapacidade de ler ou dirigir um carro e uma perda de independência. Nossos animais já dependem de nós. Eles já utilizam o olftato, o tato (com o focinho), e quando cegos continuam tendo as mesmas atividades rotineiras, inclusive brincando com bolinhas, subindo escadas, encontrando comida e cestos para dormir. Um animal de estimação cego pode continuar em todos os sentidos, no seu papel principal como um companheiro amoroso e fiel.

 

Esses animais, no entanto vão apresentar algumas necessidades especiais, por exemplo um ambiente protegido, quer dizer, com nada perigoso que possa se acidentar, como piscinas (que deverão ser cobertas), varandas – também deverão ser teladas. Além disso, um cão cego deve ser mantido sempre na coleira quando for passear.

 

Isto é particularmente importante porque eles se comportam de modo que você normalmente pode esquecer que eles são deficientes.

 

Se você tem um animal que perdeu a visão, você pode apreciar alguns dos sites disponíveis sobre este assunto: