/

Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

BLOG

Como os animais enxergam?

Muitas pessoas perguntam se os animais enxergam como nós. Através de estudos comparativos, é possível fazer algumas suposições sobre a sua visão.

 

A função visual envolve uma combinação de muitos fatores, incluindo: o campo de visão, a percepção de profundidade (capacidade de avaliar distâncias), acuidade (habilidade de focar), a percepção de movimento e diferenciação de cor. Todas estas funções devem então ser integrados pelo cérebro para produzir a visão.

 

Portanto, para o animal enxergar, é necessário, um olho saudável, e toda a via visual, até o cérebro também, para que ele reconheça a imagem e interprete-a.

 

A posição dos olhos no interior da cabeça determina o grau de visão periférica, assim como a quantidade do campo visual que é visto simultaneamente com ambos os olhos.

 

A visão binocular é necessária para o julgamento de distâncias. Os cães têm olhos que são posicionados na lateral da cabeça, resultando em um campo visual de 240 graus em comparação com o campo humano de 200 graus, onde os olhos são na frente da cabeça. O campo central, de visão binocular em cães e gatos é aproximadamente metade do campo binocular dos seres humanos.

Os cães e gatos, são como caçadores noturnos, e para isso apresentam características especiais. A pupila funciona muito como a abertura de uma câmera e pode dilatar-se para captar a luz máxima. Além disso, existe uma camada refletora sob a retina chamado tapetum, que serve para intensificar a visão em luz fraca. O efeito “espelho” do tapetum é visto como um “brilho dos olhos” observado quando um animal aparece na frente dos faróis de um carro.

 

O que todos perguntam: eles enxergam colorido? Sim!

 

A percepção da cor é determinada pela presença de fotorreceptores chamados de cones no interior da retina. Estas células, funcionam em condições de luz brilhante e compreendem cerca de 20% dos fotorreceptores na retina central do cão. Nos seres humanos, na retina central (área chamada mácula) apresenta 100% dos cones. Estudos revelam que nós, seres humanos temos 3 tipos de cones, para que possamos ver todos os espectros de cores, os cães e gatos tem apenas 2 tipos de cores. Os testes comportamentais em cães sugerem que eles podem distinguir as cores vermelho e azul, mas muitas vezes confundem o verde e o vermelho. Os beija-flores tem 4 tipos de cores – ou seja, para eles a vida é muito mais colorida do que para nós!

 

Acuidade visual é a capacidade de se distinguir dois pontos. Em animais (e m crianças), ela pode ser medida usando retinoscopia com luz em faixa. Sabe-se que o cão necessita se aproximar a 20 pés (6 metros) para ver o que o homem vê a uma distância de 70 pés (20 metros).

 

Acuidade é uma função da clareza das estruturas do olho (córnea, humor aquoso, lente, e vítreo), bem como os poderes de refracção combinadas para focar a imagem claramente na retina. Os cães e gatos podem então apresentar miopia, hipermetropia e astigmatismo. E esses erros refracionais são avaliados pela retinoscopia em faixa.

 

Resumindo, os seres humanos têm características visuais superiores aos cães e gatos e vice versa. Nós apresentamos melhor visão binocular, melhor percepção da visão colorida, melhor acomodação visual e maior acuidade visual.

 

Os cães e gatos, no entanto, apresentam melhor visão em ambiente com pouca luz, melhor habilidade para detectar movimentos e um campo visual maior.