Av. Adhemar de Barros, 1403 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3307-0070

WhatsApp: (12) 99179-6081

Quando indicar cirurgia de catarata para meu paciente?

Toda opacidade do cristalino é catarata?

A catarata é a opacidade do cristalino, e essa opacidade pode ser por motivo genético, senil, traumático ou por doenças metabólicas, por exemplo, a diabetes mellitus. Nem todo olho esbranquiçado é catarata, pode ser um simples envelhecimento natural da lente (esclerose de cristalino), ou outras doenças como glaucoma e uveíte. Por isso, é necessária uma consulta de avaliação para fecharmos um diagnóstico e prescrevermos o melhor tratamento para cada caso, seja ele clínico ou cirúrgico.

Quando indicar o paciente para cirurgia de catarata?

O ideal é que o clínico geral encaminhe o paciente na menor suspeita de catarata, para ser feita avaliação - por vários motivos! Hoje não é necessário esperar a catarata cegar o animal para ser operado, pelo contrário, cataratas iniciais tem um pós-operatório com menor inflamação. Além disso, é necessário verificar se não existe nenhuma outra doença ocular concomitante, o que é muito comum, por exemplo, uma uveíte associada a presença de catarata, e se esse paciente não for tratado desde o início, pode ser que não seja possível operar no momento que o proprietário desejar. Há estudos que indicam claramente as diferenças entre pacientes que tomaram medidas paliativas e de controle e pacientes que não foram acompanhados, e nesses casos anularam a chance de operar a catarata.

Sabemos que a diabetes pode causar catarata, esses animais podem ser operados?

Sim, cães diabéticos podem serem submetidos à facoemulsificação, desde que estabilizados a glicemia. Há algumas diferenças no pré-operatório, durante a cirurgia e no pós-operatório. Ele precisará fazer um acompanhamento conjunto com o clínico geral ou endocrinologista tanto para controlar a glicemia antes da cirurgia, quanto após, pois a medicação e o stress cirúrgico podem alterar a ação da insulina. Normalmente a recuperação desses animais também é excelente.

A idade é impeditiva para a cirurgia?

A idade não é impeditiva para a indicação da cirurgia de catarata! Todo cão com catarata é avaliado individualmente, com exames clínico e ocular completos. Se o animal estiver são, e puder ser submetido à anestesia para cirurgia de catarata, não há impeditivo. No entanto, o que observamos é que animais muito idosos, tem doenças sistêmicas concomitantes que muitas vezes impedem a cirurgia. Além disso, cataratas maduras em cães idosos inflamam mais que cataratas imaturas em cães jovens. Por isso, quanto antes o animal for operado, melhor para sua recuperação.

Quais exames são necessários para realização da cirurgia de catarata?

Fechado o diagnóstico de catarata, realizamos dois exames que avaliam a retina, o ultrassom ocular e a eletrorretinografia. A cirurgia só é indicada quando a retina está sem alterações.  Se houver, por exemplo, um descolamento de retina ou uma atrofia de retina, a cirurgia não se faz necessária, pois ele não enxergará mesmo operando a catarata. Além desses exames, normalmente é solicitado um check-up com exames de sangue e avaliação cardiológica.

Como é realizada a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é realizada com anestesia inalatória, e pela técnica de facoemulsificação. A técnica é bastante avançada e bem menos invasiva, comparada com a técnica extracapsular antiga. A incisão, ou abertura cirúrgica é bem pequena (3,2 milímetros) portanto a inflamação que ocorre no pós-operatório é muito menor e a recuperação é muito mais rápida. A técnica e a aparelhagem é a mesma realizada na medicina, e também pode ser feito o implante de lentes intraoculares para correção da hipermetropia pós retirada do cristalino.

Animais bravos e não colaborativos podem ser operados?

O pós-operatório é importantíssimo! Por isso um cão colaborativo e um proprietário responsável são fundamentais para o sucesso da cirurgia. Em alguns casos é necessário o adestramento prévio, para correção de comportamentos indesejáveis para que esses animais possam ser colaborativos para instilação dos medicamentos.

O tratamento com colírios pode fazer o desaparecimento da catarata?

Não há comprovação científica de nenhum medicamento que ‘dissolva’ a catarata, ou impeça seu aparecimento. O tratamento é exclusivamente cirúrgico, em qualquer espécie.

Como prevenir o aparecimento da catarata?

Não há como prevenir o aparecimento da catarata, mas podemos diminuir sua incidência! Como a causa genética é a maior responsável pelos casos de catarata, orientamos que os proprietários retirem esses animais da reprodução e para isso, contamos com a parceria com os clínicos para a realização de castrações em seus pacientes!

A parceria com o colega clínico geral é fundamental! Tanto na indicação para uma avaliação precoce, quanto no acompanhamento conjunto do pós-operatório!

Estamos à disposição dos colegas para esclarecer as dúvidas e agradecemos a confiança em nosso trabalho!